Brasil Investigação
STF investiga tentativa de usar IA para interferir em sistema eletrônico da Corte
Caso envolve recurso relacionado a cotas raciais para ingresso no Ministério Público de Minas Gerais.
26/09/2026 08h31
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Luiz Silveira/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de uma investigação sobre uma tentativa de interferência no sistema eletrônico da Corte com o uso de inteligência artificial (IA). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (25).

Segundo o STF, foi identificado um comando, conhecido como prompt, elaborado para induzir o sistema a aceitar de forma automática um recurso apresentado ao tribunal. O processo está relacionado à adoção de cotas raciais para o ingresso no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A tentativa foi descoberta por uma ferramenta de inteligência artificial criada pela área de tecnologia da informação do próprio Supremo. O recurso é utilizado para detectar possíveis interferências maliciosas no funcionamento dos sistemas eletrônicos da Corte.

Diante do episódio, Zanin pediu ao Ministério Público Federal (MPF) que investigue o caso. O ministro também determinou o envio das informações à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que deverá avaliar se há necessidade de instaurar medidas disciplinares contra o advogado responsável pela ação.

O profissional ainda recebeu uma multa equivalente a dois salários por, segundo a decisão, violar o dever de lealdade processual.