Bahia Ipecaetá
Prefeito Júnior Piaggio detalha obras em andamento e anuncia novos investimentos em Ipecaetá
Município possui cinco grandes obras em execução, incluindo estrada, escola, UBS e base do SAMU; gestão também prevê novas intervenções para os próximos meses.
28/08/2026 18h06
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca Forno News
Júnior Piaggio - Foto: Boca de Forno News

O prefeito de Ipecaetá, Júnior Piaggio, detalhou as obras que estão em andamento no município e anunciou novos investimentos previstos para os próximos meses. Segundo o gestor, atualmente são cinco ou seis intervenções importantes em execução, algumas delas em parceria com os governos Estadual e Federal.

Durante entrevista ao Portal Boca de Forno News, o prefeito destacou que, além de promover melhorias na infraestrutura do município, as obras também estão contribuindo para a geração de emprego e renda para a população. “São cinco ou seis obras importantes em execução. Tem a estrada, a tão sonhada estrada que liga Carvão à 052, à Estrada do Feijão, já com mais de 70% de execução”, afirmou Júnior Piaggio.

A pavimentação da estrada que liga a região de Carvão à BA-052 é apontada pelo prefeito como uma das principais obras em andamento. Segundo ele, a intervenção representa uma importante ligação regional e deverá facilitar o deslocamento entre municípios. “Uma obra que o governador Jerônimo teve aqui, prometeu, como disse, levantou a tal da placa, voltou e cumpriu. Uma obra que vai ter uma ligação importante a quem trafega lá na 324, em Riachão, que vai cortar a Serra Preta, Estrada do Feijão, Carvão, Ipecaetá, Santo Estevão, até a 116”, explicou.

Para o prefeito, a melhoria da infraestrutura viária também deverá contribuir para o desenvolvimento econômico da região, aumentando o fluxo de pessoas e movimentando o comércio e os serviços dos municípios beneficiados. “É uma obra que vai trazer um fluxo maior de pessoas passando. Junto com isso, traz também renda para estas cidades”, destacou.

Entre as obras em execução está também a construção de uma escola de seis salas, realizada por meio de convênio com o Governo do Estado. De acordo com Júnior Piaggio, a solicitação foi apresentada diretamente ao governador Jerônimo Rodrigues e posteriormente atendida. “Temos a escola de seis salas, convênio com o Governo do Estado, pedido feito ao governador Jerônimo, pedido atendido. Já finalizando a terraplanagem para poder começar a parte de estrutura”, informou.

A unidade está sendo construída na Avenida de Contorno e deverá ampliar a estrutura educacional disponível para os moradores de Ipecaetá.

Base do SAMU

Outra obra destacada pelo prefeito é a construção da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O município foi contemplado com uma ambulância e, segundo o gestor, também houve a necessidade de estruturar um espaço adequado para receber o serviço. “Aqui na Avenida de Contorno, temos a base do SAMU. Fomos contemplados com ambulância. Eu fiz esse pedido também ao governador, que precisaria construir a base. O convênio foi assinado, publicado”, afirmou.

Júnior Piaggio informou ainda que houve uma alteração no terreno inicialmente previsto para a construção da base e que a mudança foi formalizada por meio de um aditivo. “Hoje saiu uma publicação de um aditivo da alteração do terreno que iríamos construir. Amanhã a obra começa a ser iniciada”, disse.

UBS construída por meio do PAC

Na área da saúde, o município também está executando uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o prefeito, a obra foi viabilizada com apoio do Governo Federal e atende a uma antiga necessidade de Ipecaetá, que atualmente possui uma unidade de saúde da família funcionando em um imóvel alugado.

“Temos também a UBS, obra do PAC, nosso presidente Lula teve uma ajuda muito grande, nosso então ministro na época, Rui Costa, que nos ajudou. Eu levei essa demanda. Ipecaetá tem uma unidade de saúde da família que ainda funciona num prédio alugado”, relatou.

De acordo com Júnior Piaggio, a obra já ultrapassou 40% de execução. “Graças a Deus fomos contemplados. Essa já passa de 40% de execução”, afirmou. Para o prefeito, mesmo antes da conclusão, os investimentos já estão produzindo impactos positivos na economia local, especialmente por meio da contratação de trabalhadores. “São obras importantes que têm mudado, já antes de estarem prontas, a vida de Ipecaetá, que está gerando emprego, está gerando renda”, destacou.

Obras abandonadas são retomadas

Além das novas obras, o prefeito também ressaltou a retomada de intervenções que estavam paralisadas no município. Segundo Júnior Piaggio, uma das promessas feitas após sua eleição foi trabalhar para concluir quatro obras que estavam abandonadas. “Eu prometi, pós-eleito, que não iria medir esforço para terminar quatro obras que estavam aqui abandonadas”, declarou.

Entre os equipamentos citados pelo gestor estão o Colégio Laudalina e Cabunge e o CRES da sede, que, segundo ele, foram concluídos pela atual administração. “Eu terminei o Colégio Laudalina e Cabunge, eu terminei o CRES da sede. Esse ano eu entreguei o CRES, que era um elefante branco, estava aqui”, afirmou.

O prefeito também mencionou a retomada de uma obra de escola de seis salas no distrito de Serrote. Segundo ele, a intervenção fazia parte de um convênio do PAC firmado ainda durante o governo da então presidente Dilma Rousseff, mas que posteriormente acabou abandonado. “Repactuamos essa obra do PAC, que foi assinada na época da presidente Dilma, e que depois disso foi abandonada, no Distrito Serrote, Colégio de Seis Salas. Até dezembro, com fé em Deus, já foi repactuada, a obra já foi retomada, está a todo vapor, e até dezembro a gente entrega”, garantiu.

Júnior Piaggio afirmou que a conclusão dessas intervenções faz parte de um compromisso assumido com a população de Ipecaetá. “Eu finalizo esses quatro compromissos que eu me comprometi com a população de Ipecaetá, que iria lutar para que não visse o dinheiro público sendo abandonado como estava. Obras que tinham mais de 60% de execução e que foram abandonadas e jogadas ao tempo”, declarou.

Previsão de entrega

Questionado sobre os prazos para conclusão das obras, o prefeito afirmou que grande parte dos equipamentos deverá ser entregue ainda neste ano. “Grande parte até o final do ano, eu tenho certeza. Asfalto até o final de setembro termina, UBS e base de SAMU e Colégio de Serrote até o final do ano”, afirmou.

Segundo o gestor, a construção da escola de seis salas na sede deverá levar mais tempo devido à complexidade da obra. “O que deve demorar um pouquinho mais é a Escola de Seis Salas aqui da sede, que é uma obra um pouco mais complexa, que deve levar em torno de um ano de execução”, explicou.

Novos projetos

Além das obras que já estão em andamento, a Prefeitura de Ipecaetá também trabalha na preparação de novos projetos e convênios que deverão resultar em outras intervenções no município.

Entre as ações previstas estão a reforma da Praça da Matriz, a reforma e ampliação do Centro Cultural e a pavimentação do trecho que liga Ipecaetá a Maria Preta e Serrote. “Fora isso, tem mais algumas coisas aí que estão no papel. Exemplo de convênios publicados, da reforma da Praça da Matriz, reforma e ampliação do Centro Cultural e o tão sonhado asfalto que liga Ipecaetá, Maria Preta e Serrote”, informou.

De acordo com o prefeito, o projeto de pavimentação conta com recursos destinados por meio de emenda do senador Angelo Coronel e está em fase de finalização para que o processo licitatório possa ser iniciado. “Convênio com o Ministério, com o Governo Federal, um texto da emenda destinada pelo senador Angelo Coronel já está na ponta. Estamos na fase de finalização de projeto para licitar, que é outra obra também que vai transformar a vida dos munícipes de Ipecaetá”, concluiu Júnior Piaggio.

Com a continuidade das obras em diferentes áreas, a gestão municipal prevê uma ampliação da infraestrutura de Ipecaetá, contemplando setores como mobilidade, educação, saúde, cultura e espaços públicos. A expectativa da Prefeitura é concluir parte dos equipamentos ainda em 2026 e avançar na contratação e execução dos novos projetos previstos para o município.