Economia Novo tarifaço
Governo Lula classifica tarifas de Trump como “marco lastimável” e anuncia retaliação
Após imposição de tarifas, Brasil classifica decisão. dos EUA como um marco negativo nas relações bilaterais
16/07/2026 07h43
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Após o governo dos Estados Unidos confirmar a aplicação de tarifas 25% sobre produtos brasileiros, o Palácio do Planalto disse que o dia 15 de julho "passará para a história das relações entre Brasil e EUA como um marco lastimável" na relação entre os dois países. Em nota, o governo Lula anunciou, nesta quinta-feira (16), que aplicará a Lei de Reciprocidade contra as novas cobranças.

"O governo brasileiro repudia a decisão anunciada hoje pelo governo dos EUA relativa à imposição de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. [...] Não há justificativa para medidas unilaterais contra o nosso país", disse no comunicado.

Conforme noticiou a CNN Brasil, o Planalto afirmou, que mesmo contra o tarifaço, aceitou conversar com os norte-americanos e que nunca deixou a mesa de negociações.

O governo federal defendeu o PIX e disse que são “descabidas” as alegações contra o sistema de pagamentos brasileiro “e a regulação de plataformas digitais, bem como são absurdas as acusações sobre desmatamento”.