Polícia Polícia
Ação integrada resgata aves em situação de maus-tratos em Conceição do Coité
Forças de segurança e órgão ambiental resgatam 72 aves mantidas em situação irregular de confinamento na zona rural do município.
28/05/2026 09h11
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM / PC-BA
Foto: Divulgação / Ascom PCBA

Uma ação integrada entre órgãos de segurança pública e ambiental resultou no resgate de 72 aves, encontradas na zona rural do município de Conceição do Coité, nesta terça-feira (26). De acordo com as investigações, os animais eram mantidos em condições inadequadas de confinamento, e há a suspeita de que o imóvel era utilizado para a prática ilegal de rinha de galos.

Ao todo, foram resgatados 41 pássaros silvestres. Entre as espécies encontradas, haviam cardeais, sabiás, canários, coleiros, azulões, periquitos e papa-capins. Além disso, também foram resgatados 31 galos.

A ocorrência foi registrada durante a Operação de Intensificação do Policiamento nas áreas rurais, no distrito de São João, nas imediações de um posto de saúde. Durante rondas na localidade, as equipes visualizaram as aves mantidas em gaiolas em uma propriedade rural. No imóvel, também foram apreendidas duas espingardas artesanais e quatro armas brancas. 

A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial (DT/Conceição do Coité), juntamente com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e o órgão municipal de Meio Ambiente. Os animais foram encaminhados para os órgãos competentes para avaliação e adoção das medidas cabíveis. As investigações seguem em andamento para identificar o responsável pelo imóvel.