A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Nacional Caminhos Seguros, com o objetivo de combater crimes praticados contra crianças e adolescentes. A ação ocorre em diversos estados do país e, na Bahia, cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em bairros de Salvador e no município de Serrinha.
Entre os alvos da operação está um morador da Mansão Wildberger, condomínio de luxo localizado no bairro da Vitória, em Salvador. Conforme apurado, ele é alvo de mandado de busca e apreensão durante a ofensiva policial.
Na capital baiana, os mandados são cumpridos nos bairros da Vitória, Pau Miúdo, Paripe, Boca do Rio e Mata Escura. As investigações apuram crimes de produção e armazenamento de material pornográfico infantojuvenil, além de casos de extorsão e lesão corporal praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes.
A operação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e conta com a atuação integrada das polícias Civil, Militar e Federal.
Na Bahia, mais de 100 policiais civis participam da ação, coordenada pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), através da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) e do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (NERCCA).
Além dos mandados cumpridos em Salvador, um dos alvos foi submetido à medida de busca e apreensão em Serrinha, por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Serrinha), vinculado a uma investigação relacionada à produção de material pornográfico infantojuvenil.
A operação também conta com apoio operacional dos departamentos de Inteligência Policial (DIP), Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO), Especializado de Investigações Criminais (DEIC), Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Polícia Metropolitana (DEPOM) e Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC).
Com informações do sites BNews e bahia.ba