Polícia Ofensas
Adolescente apreendido por criar perfil falso de Marcelo Werner para ofender grupo político também utilizava nome de prefeito
O Adolescente apreendido por criar perfil falso de Marcelo Werner para ofender grupo político também utilizava nome de prefeito.
25/04/2026 08h45
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Maycol Douglas / BNews

Um adolescente foi apreendido nesta sexta-feira (24), em Barro Preto, no sul da Bahia, suspeito de criar e operar um perfil falso em rede social utilizando o nome e a imagem do secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, para cometer crimes em ambientes virtuais.

A ação ocorreu durante uma operação da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), que cumpriu três mandados de busca e apreensão, dois em Barro Preto e um em Itabuna, expedidos pela 1ª Vara das Garantias da Comarca de Salvador.

Segundo as investigações, iniciadas em dezembro de 2025, o jovem utilizava a falsa identidade para ofender pessoas e enviar mensagens consideradas imorais em um grupo de discussão política em plataforma de mensagens.

As apurações foram conduzidas por equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), que conseguiram rastrear a origem dos acessos e identificar o adolescente como responsável pelos perfis fraudulentos.

Durante as diligências, a polícia também constatou que o investigado mantinha outros perfis falsos, incluindo um com o nome do prefeito de Barro Preto, Juraci da Saúde (Avante). Nas redes sociais, o jovem se apresentava como “desenvolvedor de IA especializado em investigações digitais”, segundo informou a Polícia Civil.

Durante o cumprimento das medidas judiciais, o celular do adolescente foi apreendido e será submetido à perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), que deve auxiliar no aprofundamento das investigações.

De acordo com a polícia, o adolescente responderá por atos infracionais análogos aos crimes de difamação qualificada em rede social e falsa identidade. O caso será encaminhado para a Delegacia Especializada do Adolescente Infrator (DAI).