Política Política
Janela partidária fortalece base governista e muda cenário na ALBA; confira
PT toma a frente do ranking de partidos na ALBA.
07/04/2026 08h10
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Vaner Casaes / ALBA

O fechamento da janela partidária no último sábado (4) provocou um verdadeiro terremoto nas bancadas da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O fim do prazo para as trocas de partido resultou no fortalecimento das legendas da base governista e extinguiu a representação de quatro partidos na Casa.

Com as mudanças partidárias, a base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues — composta por PT, MDB, PSD, PDT, PCdoB, PV, PSB, Avante e Solidariedade — passou a contar com 39 deputados. Já a oposição — formada por PL, PSDB, Republicanos, PP e União Brasil —,  soma 23 parlamentares. Além disso, Hilton Coelho, do PSOL, se declara como independente.

O destaque na ALBA foi o aumento da bancada do Avante, que saiu de dois para seis deputados. No entanto, o partido com o maior número de parlamentares, aumentou de nove para dez o contingente de parlamentares na Assembleia. Em seguida, aparecem o PSD, que manteve a bancada de nove deputados, e o União Brasil, que diminuiu de dez para nove parlamentares. 

Outro destaque do Legislativo estadual foi o fato de quatro partidos terem perdido representação. O Solidariedade não tem mais cadeiras na ALBA após as saídas de Luciano Araújo e Pancadinha, que foram para o Avante e para o PDT, respectivamente. Já o PSC perdeu representação na ALBA com desfiliação de Laerte do Vando, que foi para o Avante, e o Patriota, que perdeu Binho Galinha para o Avante. Por fim, o PRD passou a não contar com representantes na ALBA após a saída de Marcinho Oliveira, que migrou para o PDT. 

Veja as mudanças de partido dos deputados estaduais baianos: 

– Angelo Almeida: do PSB para o PT;
– Angelo Coronel Filho: do PSD para o Republicanos;
– Antônio Henrique Júnior: do PP para o PV;
– Binho Galinha: do Patriota para o Avante;
– Cafu Barreto: do PSD para o União Brasil;
– Eduardo Salles: do PP para o PV;
– Felipe Duarte: do PP para o Avante;
– Laerte do Vando: do Podemos para o Avante;
– Luciano Araújo: do Solidariedade para o Avante;
– Ludmilla Fiscina: do PV para o PSD;
– Marcelinho Veiga: do União Brasil para o PP;
– Marcinho Oliveira: do PRD para o PDT;
– Niltinho: do PP para o PSD;
– Pancadinha: do Solidariedade para o PDT;
– Paulo Câmara: do PSDB para o PL;
– Penalva: do PDT para o PP;
– Samuel Júnior: do Republicanos para o PL;
– Vitor Azevedo: do PL para o Avante;
– Vitor Bonfim: do PV para o PSB.

Saiba como ficaram as composições partidárias na ALBA:

– PT: aumenta de 9 para 10 com chegada de Angelo Almeida;
– PSD: mantém 9 após saída de Angelo Coronel F. e Cafu Barreto; entraram Ludmilla Fiscina e Niltinho;
– União Brasil: diminui de 10 para 9; saem Marcinho Oliveira e Marcelinho Veiga e entra Cafu Barreto;
– PL: aumenta de 4 para 5 com saída de Vitor Azevedo e chegada de Samuel Júnior e Paulo Câmara;
– Avante: aumenta de 2 para 6 com Binho Galinha, Felipe Duarte, Laerte do Vando, Vitor Azevedo e Luciano Araújo;
– PV: mantém 4 após saída de Vitor Bonfim e Ludmilla Fiscina e entrada de Eduardo Salles  e Antônio Henrique Jr.;
– PP: diminui de 6 para 4 após saída de Niltinho, Eduardo Salles, Felipe Duarte e Antônio Henrique Jr e chegada de Marcelinho Veiga e Penalva;
– PCdoB: mantém 4;
– Republicanos: mantém 3 após saída de Samuel Júnior e entrada de Angelo Coronel Filho;
– PSDB: diminui de 3 para 2 após saída de Paulo Câmara;
– PDT: aumenta de 1 para 2 após saída de Penalva e entrada de Marcinho Oliveira e Pancadinha;
– MDB: mantém 2;
– PSB: diminui de 2 para 1 com saída de Angelo Almeida e entrada de Vitor Bonfim;
– PSOL mantém 1, sem mudanças registradas;
– Solidariedade não tem mais cadeiras na Casa após saída Luciano Araújo e Pancadinha;
– PSC também perdeu representação na ALBA com desfiliação de Laerte do Vando.