A Prefeitura de Cachoeira informou que o município registrou um volume de chuvas muito acima do normal entre os dias 2 e 4 de março de 2026. Dados divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) apontam que, nesse período de 72 horas, foram registrados 168,8 milímetros de precipitação na estação pluviométrica instalada na cidade.
Segundo o levantamento, a média histórica de chuva para todo o mês de março em Cachoeira varia entre 90 e 100 milímetros. Isso significa que, em apenas três dias, choveu cerca de 1,7 vez o volume esperado para todo o mês, caracterizando um episódio de precipitação intensa e atípica para o padrão climatológico da região.
A prefeitura destacou que serviços de limpeza e manutenção de bueiros e sistemas de drenagem vêm sendo realizados de forma contínua no município, inclusive com intervenções recentes em diferentes áreas da cidade. No entanto, de acordo com a gestão municipal, o grande volume de água concentrado em um curto período acabou sobrecarregando os sistemas de escoamento.
As equipes da prefeitura permanecem mobilizadas para realizar limpeza, manutenção e monitoramento das áreas mais afetadas, além de acompanhar possíveis impactos provocados pelas fortes chuvas. A administração municipal afirma que segue atuando para garantir segurança e assistência à população diante dos transtornos causados pelo mau tempo.