Feira de Santana se transformou, neste final de semana, em um importante espaço de debate sobre saúde pública ao sediar o II Congresso Materno-Infantil, promovido pela Fundação Hospitalar. O evento acontece no Centro de Convenções, entre os dias 6 e 7 de março, e reúne aproximadamente mil participantes, entre profissionais de saúde, especialistas, gestores e convidados de diversas regiões do país.
A iniciativa fortalece o município como referência nas discussões sobre políticas e práticas voltadas ao cuidado com gestantes, mães e recém-nascidos, promovendo atualização profissional e troca de experiências entre especialistas da área.
A abertura do congresso foi marcada por um momento simbólico para a saúde do município. A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, iniciou a solenidade agradecendo a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana e ressaltando a importância da parceria institucional para o fortalecimento da assistência em saúde.
Durante a cerimônia, que contou também com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do secretário municipal de Saúde Rodrigo Matos e da representante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Olga Cristina, foi realizada a entrega simbólica de um cheque no valor de R$ 5.081.396,00, referente a emendas parlamentares destinadas à área da saúde.
O registro da entrega foi conduzido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Lima, que destacou a importância do investimento para ampliar e fortalecer a assistência materno-infantil no município.
Segundo o parlamentar, o repasse ocorre em um momento simbólico, no mês em que se celebra o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, reforçando o compromisso do poder público com políticas voltadas à saúde feminina e à proteção da vida desde o nascimento.
Ao destacar a importância do congresso, Gilberte Lucas afirmou que o evento representa um avanço no processo de qualificação dos profissionais e na melhoria do atendimento à população.
“Essa troca de experiências e os debates sobre estratégias para aprimorar o atendimento a gestantes, puérperas e recém-nascidos representam um ganho para a população feirense”, afirmou a gestora.
Ela ressaltou ainda que toda a estrutura do evento foi pensada para garantir acolhimento e conforto aos participantes.
“Nesses dois dias de congresso, além do conhecimento e da capacitação que buscamos oferecer para melhorar a assistência e o atendimento do Hospital da Mulher, os congressistas contam com alimentação, material de apoio para anotações e suporte de toda a equipe organizadora”, destacou.
Entre os palestrantes convidados está a professora do Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo (USP), Sinthia Johson, que destacou a relevância do debate sobre neuroproteção do recém-nascido.
“Essa é uma iniciativa muito positiva. Já trabalho há cinco anos com pesquisas sobre neurodesenvolvimento do recém-nascido, especialmente na sala de parto. O Hospital da Mulher é referência em partos no estado e, de forma inédita na Bahia, oferece o For Lump, garantindo continuidade no cuidado neonatal até os dois anos de idade”, explicou.
A especialista ressaltou ainda a preocupação da unidade com a qualidade da assistência. “Aqui vejo um grande compromisso com o cuidado neonatal. É uma iniciativa brilhante que reforça conceitos mundiais de suporte ventilatório e neuroproteção, melhorando a qualidade de vida dos pacientes do SUS”, destacou.
Apoio da Câmara Municipal
A entrega das emendas parlamentares foi amplamente destacada pelos vereadores presentes. O presidente da Câmara, Marcos Antônio dos Santos Lima, afirmou que o repasse representa um marco para o Legislativo municipal.
“Essas emendas são fruto do esforço de todos os vereadores que se preocupam em contribuir com as ações de saúde do Hospital da Mulher”, disse.
Encerrando a abertura do evento, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a importância do congresso e da participação expressiva de profissionais e mulheres no encontro, que acontece no mês dedicado à valorização feminina.
“O congresso mostra a força de Feira de Santana na área da saúde e reforça o compromisso com o cuidado e a valorização das mulheres”, concluiu.