Saúde Saúde
Fundação Hospitalar promove mutirão com 300 vagas em pediatria no Hospital da Mulher
Ação acontece neste sábado (21), a partir das 7h, no Hospital da Mulher, com atendimento exclusivo para crianças de 0 a 13 anos residentes em Feira de Santana, mediante pré-agendamento realizado na quinta (19) e sexta-feira (20).
18/02/2026 14h22
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Hospital da Mulher - Foto: Boca de Forno News

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, anunciou a realização de um mutirão de atendimentos pediátricos no Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher. A ação acontecerá no próximo sábado, 21 de fevereiro, a partir das 7h da manhã, com oferta de 300 vagas para crianças e adolescentes de 0 a 13 anos residentes em Feira de Santana. “Nesse mutirão serão disponibilizadas vagas para a pediatria geral e outras especialidades envolvendo a pediatria e para atendimento será necessário um pré-agendamento”, explica.

De acordo com a presidente, o atendimento será voltado exclusivamente para pacientes do município, sendo obrigatório apresentar comprovante de residência no momento do pré-agendamento. O pré-agendamento acontecerá na quinta e sexta-feira (19 e 20 de fevereiro).

Para garantir a vaga, os responsáveis devem apresentar o documento de identidade da criança ou certidão de nascimento; documento de identidade do responsável; comprovante de residência em Feira de Santana; e a solicitação médica, no caso de consultas com especialistas.

Gilberte Lucas - Foto: Boca de Forno News

Serão disponibilizadas consultas em pediatria geral e em especialidades como neuropediatria, gastropediatria e cirurgia pediátrica. “No caso das especialidades, é necessário que se traga a solicitação médica, uma vez que esses atendimentos são direcionados a pacientes que já passaram por avaliação prévia com pediatra”, disse.

Segundo Gilberte, o mutirão surge para atender uma demanda reprimida existente no município, especialmente em algumas especialidades pediátricas. “Esse será o primeiro mutirão que estamos fazendo e já vamos agendar um nono com a demanda reprimida que está na Central de Regulação. Existe uma necessidade grande, principalmente para acompanhamento de bebês prematuros e crianças que precisam de retorno com neuropediatra, por exemplo”, explicou.

As 300 vagas serão distribuídas entre 12 profissionais, com média de 25 atendimentos por médico. A previsão é que os atendimentos se estendam até o início da tarde, podendo chegar por volta de 13h ou 13h30, dependendo do fluxo. “Existe uma necessidade grande de bebês prematuros que precisam dessa assistência e do acompanhamento de retorno. É importante esses mutirões e já estamos há alguns anos os fazendo”.

Durante o mutirão, caso haja necessidade de exames complementares, parte deles poderá ser solicitada e até realizada na própria unidade. “O hospital disponibilizará laboratório aberto na manhã de sábado para realização ou agendamento de exames laboratoriais. As crianças que estiverem em jejum e houver a necessidade pode fazer aqui ou agendar. Entre os exames oferecidos na unidade está o ecocardiograma”.

Novas ações previstas

Gilberte Lucas destacou que a Fundação Hospitalar já realiza mutirões há alguns anos e que novas ações estão programadas. Em março, mês dedicado às mulheres, será promovido um mutirão específico no ambulatório de saúde da mulher, também com o objetivo de reduzir a demanda reprimida. “Vamos também atender essa demanda reprimida de algumas necessidades”, conclui.