Bahia Viagem
Jerônimo viaja à Ásia para agenda com Lula para visitas à indústria farmacêutica; saiba para que
Governador busca investimentos na Índia e Coreia do Sul.
18/02/2026 08h37 Atualizada há 4 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), embarca nesta quarta-feira (18) para uma missão internacional na Índia e na Coreia do Sul. O gestor baiano integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o objetivo central de atrair investimentos e tecnologia para o setor farmacêutico do estado.

Antes da viagem, Jerônimo apresenta o balanço oficial das ações do Governo do Estado no Carnaval da Bahia 2026 no Camarote da Polícia Militar, em Ondina, às 10h. O governador estará acompanhado do vice-governador e coordenador do Carnaval 2026, Geraldo Júnior (MDB), além de secretários estaduais.

A agenda oficial na Ásia prevê um encontro com o presidente Lula na sexta-feira (20), em território indiano. O foco da missão é a celebração de parcerias público-privadas para a Bahiafarma. O governo estadual busca deter patentes e tecnologia para a produção local de medicamentos oncológicos de alto custo, destinados ao tratamento de cânceres de mama, estômago e pescoço no Sistema Único de Saúde (SUS).

Tecnologia

Além das agendas governamentais, Jerônimo visitará unidades industriais e a sede da Samsung, na Coreia do Sul, para prospectar tecnologias aplicadas à saúde. A comitiva baiana conta com a presença da secretária da Saúde, Roberta Santana, e da diretoria da Bahiafarma.

Segundo o governador, a produção local visa reduzir os custos de aquisição de fármacos pelo governo federal e estadual, além de fomentar a geração de empregos técnicos na Bahia.

Transmissão de cargo

Com a viagem, que deve durar cerca de uma semana, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) assume o comando do Executivo estadual. Antes do embarque, Jerônimo cumpre agenda institucional em Salvador para a apresentação do balanço oficial do Carnaval 2026.

A comitiva presidencial que acompanhará Lula na Ásia conta com a previsão de dez ministros e aproximadamente 300 empresários. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, declinaram o convite para a viagem devido a compromissos legislativos em Brasília.