Brasil Entregas
Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
A ação contempla 107 ambulâncias do SAMU para 76 municípios, 32 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e uma série de equipamentos e serviços do Novo PAC Saúde.
06/02/2026 08h01 Atualizada há 4 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução

Hoje às 10h30, o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrega um dos maiores pacotes de investimentos em saúde da história da Bahia. A ação contempla 107 ambulâncias do SAMU para 76 municípios, 32 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e uma série de equipamentos e serviços do Novo PAC Saúde, somando R$ 345 milhões em investimentos para ampliar e qualificar o atendimento à população baiana.

A cerimônia acontece no Parque de Exposição de Salvador e contará com a presença dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Casa Civil, Rui Costa, além de outras autoridades.

A agenda inclui ainda a entrega de 575 kits de Telessaúde, dez combos cirúrgicos para procedimentos gerais e oftalmológicos, além de 1.030 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, beneficiando 402 municípios. Também serão assinadas ordens de serviço para a construção de três novas policlínicas nos municípios de Ibotirama, Ipirá e Seabra.

Cacau 

O Governo do Estado da Bahia vem ampliando ações, investimentos e articulações para fortalecer a lavoura cacaueira e proteger os produtores, garantindo a sustentabilidade de uma das culturas mais importantes da economia baiana. Como parte desse esforço, por determinação do governador Jerônimo Rodrigues, foi instalada a Comissão para Discussões Iniciais da Cacauicultura, reunindo representantes do setor produtivo, órgãos técnicos, entidades e parlamentares para a construção de soluções imediatas e estruturantes.

Nesse contexto, o Governo da Bahia tem realizado reuniões estratégicas em diferentes regiões do estado, com a participação de representantes do Governo Federal, de diversos órgãos que atuam na pauta do cacau, além de produtores, prefeitos e lideranças do setor. No dia 30 de janeiro, em Gandu, o encontro reuniu autoridades e representantes da cadeia produtiva e contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Já na quarta-feira (4), em Salvador, uma nova reunião ampliou o diálogo, consolidando encaminhamentos práticos para enfrentar os desafios do setor. Durante o encontro realizado na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi definida uma agenda de ações urgentes junto ao Governo Federal, voltadas à recomposição da renda do produtor, à garantia de maior transparência no mercado e à proteção sanitária da lavoura.