O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) bateu recorde no biênio 2024-2026, sob o comando da desembargadora Cynthia Resende, e pagou mais de R$ 5 bilhões em precatórios. O valor representa um recorde na história da corte.
Em uma reunião, na última sexta-feira (30), que apresentou o balanço das atividades desenvolvidas pelo Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios (NACP), a presidente do TJBA reconheceu o trabalho do NACP.
“Eu quero homenagear, na pessoa do Doutor Sadraque, a todos vocês. Homenageei os assessores que trabalharam comigo com uma placa que reconhece a dedicação, a competência e a lealdade que marcaram e fortaleceram a nossa gestão”, declarou.
O juiz Sadraque Rios Tognin, que coordena do núcleo, fez um balanço de todo o trabalho realizado pelo núcleo e destacou as principais iniciativas para garantir aos cidadãos o direito ao recebimento dos recursos.
“Hoje, aproveitamos para deixar todos orgulhosos de si mesmos com as conquistas que o Núcleo empreendeu na gestão da Desembargadora Cynthia Resende. Apresentamos os resultados em números e todas as melhorias no fluxo de trabalho que ajudaram a chegar a esse montante de mais de R$ 5 bilhões em pagamentos neste biênio. Este é um momento de emoção, de reconhecimento e gratidão ao valor, à qualidade e à competência desses profissionais que integram o setor”, pontuou.
Segundo o tribunal, precatórios são ordens de pagamento expedidas pelo Poder Judiciário para cobrar dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal ou da União, assim como de autarquias e fundações, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva.