O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), cumpre agenda na cidade de Jequié (sudoeste do estado), nesta sexta-feira, 30, em meio a cada vez mais crescente possibilidade de ingresso do prefeito da cidade, Zé Cocá, no PSB.
O gestor municipal, atualmente, faz parte dos quadros do PP, legenda que deve marchar ao lado de ACM Neto (União) nas eleições de outubro deste ano. A mudança de grupo político, inclusive, não deve ficar restrita a Cocá.
Outros pepistas devem seguir o caminho do prefeito e marcharem em direção ao ninho pessebista, a exemplo dos deputados estaduais Niltinho, Eduardo Salles, Antônio Henrique Júnior e Hassan - este último tem Jequié como sua principal base eleitoral.
A visita do governador, inclusive, foi amplamente divulgada por Zé Cocá em seu perfil no Instagram. No município, às 14h, Jerônimo assinará a ordem de serviço para a construção do Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
"Um avanço que fortalece a Educação, amplia oportunidades para a juventude e impulsiona o desenvolvimento de todo o município", afirmou Zé Cocá.
O evento também pode marcar a reaproximação entre Zé Cocá e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A relação entre eles ficou estremecida após o prefeito de Jequié fazer parte do grupo pepista, em 2022, decidiu apoiar a candidatura de ACM Neto (União) ao governo da Bahia.
O titular da pasta, que tem forte relação com o município, passou a ver Cocá como pessoa não grata. No entanto, com mudança de legenda por parte do prefeito de Jequié, os então "inimigos" pode voltar a subir no mesmo palanque como aliados.