Polícia Líder de facção
Líder de facção que descumpriu saída temporária tenta subornar polícia com R$ 300 mil
Criminoso foi preso em pousada de luxo no sul da Bahia nesta quarta-feira (28)
29/01/2026 13h07
Por: Mayara Nayllanne
Fotos: Reprodução

O traficante Vitor Costa Suliano, apontado como liderança criminosa e mandante de diversos homicídios em Ipiaú, no sul do estado, foi preso na tarde desta quarta-feira (28) em uma pousada de luxo em Barra Grande, no município de Maraú. No momento da abordagem, o líder da facção ofereceu R$ 300 mil aos policiais para ser liberado. 

As equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/BA), em conjunto com as polícias Civil e Militar, autuaram o homem em flagrante por corrupção ativa, além das acusações de tráfico de drogas, associação para o tráfico e ao cumprimento dos mandados de prisão preventiva que já estavam em aberto. Além do líder, outros dois homens apontados como integrantes do grupo foram capturados: Ariel Santana Souza e Anderson de Jesus Santos.

Vitor estava custodiado no Conjunto Penal de Jequié e havia sido beneficiado com a saída temporária de Natal em 2025. De acordo com as investigações, o criminoso descumpriu a determinação judicial ao não retornar à unidade prisional no dia 5 de janeiro. Durante o período solto ele teria passado a ordenar assassinatos de rivais na região de Ipiaú.

A captura ocorreu após equipes da FICCO Bahia, da 9ª Coorpin e das 72ª e 55ª CIPMs interceptarem o veículo em que o suspeito e comparsas tentavam deixar o local. No interior do automóvel, foram apreendidos cerca de 1 kg de skunk, 300g de cocaína, porções de maconha, comprimidos de ecstasy e aparelhos celulares.

A ação contou com o apoio do Comando de Policiamento da Região Sul (CPR-S). outros dois homens foram detidos. O material apreendido e os suspeitos foram encaminhados às autoridades judiciárias para a formalização do flagrante e retorno ao sistema prisional.