Política ELeições 2026
Ronaldo Caiado anuncia filiação ao PSD e candidatura presidencial fica incerta
Caiado deu a entender a liderança do PSD decidirá entre ele, Ratinho Júnior e Eduardo Leite como presidenciável
28/01/2026 07h29
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Julia Cezana/bahia.ba

Após ameaçar deixar o União Brasil para poder concorrer à presidência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou, na noite de terça-feira (27), que vai se filiar ao Partido Social Democrático (PSD). O anúncio foi feito através das redes sociais, em vídeo onde aparece ao lado dos pessedistas Ratinho Júnior e Eduardo Leite.

O abandono do União Brasil ocorreu devido a resistência do partido em confirmá-lo como candidato à disputa presidencial. Assim, o goiano se junta ao partido dos governadores do Paraná (Ratinho) e do Rio Grande do Sul (Eduardo), que têm sido cotados como candidatos à disputa presidencial deste ano.

Na publicação, Caiado agradeceu o tempo que ficou no União Brasil, mas que era hora de “dar um passo adiante”. Entretanto, mesmo com o movimento, o governador de Goiás ainda não confirmou o lançamento de sua candidatura, ao invés disso, ele afirmou que dentre ele e os novos correligionários, um “levantará a bandeira” e terá apoio dos demais.

“Eu venho de um partido que estou desde que iniciei minha trajetória política, mas busco, neste momento, uma oportunidade para poder contribuir, também, com o debate nacional. O PSD me acolhe, neste momento, para que nós possamos mostrar ao Brasil que esse é um gesto de total desprendimento “, declarou.

“Aqui não tem o interesse pessoal de cada um. Aquele que for escolhido levará a bandeira de um projeto de esperança e de resgate daquilo que o povo tanto espera: caráter, determinação, honra, coragem moral e independência intelectual para governar esse país”, completou.

Os três políticos ressaltaram que o objetivo do PSD com a nova filiação busca levar esperança à população brasileira, buscando “fazer a diferença”.