Após o encerramento da caminhada até Brasília (DF), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) pode receber duas homenagens na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na última segunda-feira (26), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou duas proposições em reconhecimento à atuação política do parlamentar mineiro: a concessão da Comenda Dois de Julho e uma Moção de Aplausos.
Na justificativa do projeto que prevê a concessão da Comenda Dois de Julho, Leandro de Jesus chama a atenção para a trajetória política de Nikolas Ferreira, sua representatividade popular, especialmente entre os jovens. O deputado baiano também destaca a atuação do parlamentar mineiro na defesa de valores ligados à democracia, às liberdades individuais e à participação política.
“Diante de sua trajetória pública, da relevância nacional de sua atuação parlamentar e de sua capacidade de liderança, especialmente entre as novas gerações, resta plenamente justificada a concessão da Comenda Dois de Julho, honraria que simboliza o reconhecimento institucional desta Casa Legislativa àqueles que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento democrático e social do Brasil”, diz o texto.
Já na Moção de Aplausos, Leandro de Jesus defende a homenagem por reconhecimento à iniciativa e liderança de Nikolas na ‘Caminhada da Liberdade’. O ato foi uma mobilização política que teve início no dia 19 de janeiro, quando o parlamentar mineiro deixou a cidade de Paracatu (MG) com destino a Brasília, reunindo milhares de apoiadores. O objetivo da caminhada era fazer um alerta sobre a perseguição política contra Jair Bolsonaro (PL) e contra os condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Na moção, Leandro de Jesus diz que a mobilização ocorreu de forma pacífica e democrática e que a atuação de Nikolas Ferreira ultrapassa os limites do mandato parlamentar ao engajar a sociedade civil e o acompanhamento das instituições democráticas.