Bahia Cultura
Lavagem da Purificação reúne lideranças políticas e reforça tradição cultural em Santo Amaro
Prefeito Flaviano Bomfim recebeu lideranças políticas e destacou organização, turismo e geração de renda
26/01/2026 09h41
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Flaviano Bomfim - Foto: Boca de Forno News

A Lavagem de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, neste domingo (25), contou com a participação de diversos políticos. O prefeito da cidade, Flaviano Bomfim, esteve ao lado do candidato ao Governo do Estado, ACM Neto, e do prefeito de Salvador, Bruno Reis.“É uma alegria grande a Festa da Purificação, no momento profano que é a Lavagem. Fico feliz em receber o próximo governador, que transformará a Bahia para melhor”, afirmou.

Ao avaliar a festa até aquele momento, Flaviano disse que estava tudo organizado e ocorrendo conforme o esperado. “As pessoas estão curtindo em total paz, muitos turistas vieram, e o povo de Santo Amaro está feliz. Os ambulantes e o comércio estão ganhando muito dinheiro, e isso é o mais importante. Sucesso total. Ainda temos muitos dias pela frente e grandes atrações. Venham para Santo Amaro.”

ACM Neto - Foto: Boca de Forno News

ACM Neto afirmou estar feliz por participar, por mais um ano, da Lavagem da Purificação, festa tradicional que demonstra a força da cultura, das raízes e da religiosidade dos baianos. “Santo Amaro é um dos grandes berços da cultura da Bahia, e manter a tradição é importante porque perpetua a história da cidade, constrói o futuro e dialoga com as nossas raízes”, disse.

O candidato falou sobre Segurança Pública e Saúde no estado, áreas que considera os dois problemas mais graves da Bahia. Para ele, essas questões evidenciam como a vida dos baianos mais pobres está sendo tratada. “Daqueles que dependem do sistema de saúde, que esperam na fila da regulação dentro de casa, dentro de uma ambulância, na fila do hospital ou em uma maca no corredor. Do outro lado, dos baianos que morrem vítimas do crime organizado, de balas perdidas, do tráfico de drogas e do banditismo que tomou conta do nosso território. Isso mostra que o PT da Bahia virou as costas para os mais pobres e deixou de lado o cuidado com a vida das pessoas.”

Neto também falou sobre uma encosta que corre risco de desabamento na cidade, onde a população clama pela visita do governador Jerônimo Rodrigues. “Espero que ele se faça presente, porque nada justifica a ausência do governador apenas porque o prefeito integra um partido adversário ao Governo do Estado. Isso não justifica omissão. Ele tem que garantir os investimentos. Caso isso permaneça, já há data para acabar: outubro deste ano. Estaremos ao lado do prefeito Flaviano nos próximos dois anos para recuperar todo esse tempo perdido.”

Bruno Reis - Foto: Boca de Forno News

Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis, lembrou que a festa se assemelha muito à Lavagem do Bonfim. Ele afirmou frequentar a cidade desde o ano 2000, ainda na época de Eraldo Tinoco, ex-deputado federal, e depois com ACM Neto, quando foi votado na cidade para deputado federal. “Nesses últimos anos, por conta da nossa rotina de trabalho em Salvador, há cinco anos não pude vir. Mas, a convite de Flaviano, estamos participando desta que é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores festas religiosas da Bahia”, destacou.

Bruno Reis também falou sobre a organização do Carnaval de Salvador. Segundo ele, está tudo pronto. “Aproveito para convidar as pessoas para a maior festa de rua do planeta. Só de turistas, recebemos 1,2 milhão, e com certeza bateremos recorde este ano. A cidade está lotada, bombando, e hoje é o destino mais desejado nesse período. Vamos começar na quinta-feira, no Campo Grande, com uma homenagem ao samba, reunindo os principais sambistas da Bahia. Faremos um Carnaval marcante e, com certeza, o melhor de todos os tempos.”

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Bruno Monteiro - Foto: Boca de Forno News

O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, ressaltou que Santo Amaro é uma das cidades mais importantes do ponto de vista cultural. “Celebrar a Lavagem da Purificação, essa referência cultural da Bahia, traz muito da nossa história, identidade e da construção única que a Bahia tem. Por meio da fé, há essa valorização das nossas raízes e da identidade cultural.”

Bruno destacou ainda que esta é mais uma Lavagem da Purificação com a presença do Governo do Estado, por meio do Programa Ouro Negro, apoiando os blocos afros e fortalecendo a conexão da festa com a cultura identitária da Bahia. “É uma honra estarmos aqui mais uma vez valorizando essa tradição cultural tão importante para o nosso estado.”

Neste ano, no Carnaval do Rio de Janeiro, a escola de samba Beija-Flor levará como enredo o Bembé do Mercado, de Santo Amaro. “O Bembé do Mercado é uma das tradições culturais e históricas mais importantes do Brasil. É uma celebração do fim da escravidão pelas religiões de matriz africana desde 13 de maio de 1889, momento em que o candomblé sai da condição de algo proibido e ocupa o centro financeiro de Santo Amaro.”

Bruno Monteiro acredita que, ao ganhar o sambódromo do Rio de Janeiro, essa história representará uma valorização do povo baiano. O Governo do Estado também realiza a reforma do Mercado, da Casa do Bembé, a fase final das obras do Teatro Dona Canô e a implantação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na cidade.

“Essa é uma parceria do governador Jerônimo Rodrigues com o governo do presidente Lula, que está trazendo muitas realizações, especialmente na área da cultura, hoje valorizada em sua dimensão simbólica, social e econômica. Queremos pensar a cultura para além da Lavagem de Santo Amaro, com formação e salvaguarda das nossas tradições culturais.”

Após a conclusão do Teatro Dona Canô, Bruno Monteiro afirmou que a Casa do Samba também receberá atenção. “Queremos tratar tudo aquilo como um equipamento integrado, assim como é a nossa cultura, que não aceita limites. Não admitimos cuidar do Teatro Dona Canô e deixar de lado a Casa do Samba, que fica logo ao lado. Esse é um compromisso com a população de Santo Amaro, do Recôncavo e de toda a Bahia.”

Deputado federal

Antonio Brito - Foto: Boca de Forno News

O deputado federal Antonio Brito, também presente na Lavagem da Purificação, destacou a importância da cidade para sua trajetória. “Sou de Muritiba e sempre vim aqui. Sou discípulo de José Silveira, um santamarense que me trouxe muitas vezes à cidade. Temos aqui um grupo político que discute ações e benefícios para Santo Amaro, e fico contente em ajudar, independentemente de questões políticas.”

Ele ressaltou que conseguiu formar um grupo político plural no município. “Ter um deputado que as pessoas reconhecem como alguém que conhece as localidades, que vem aqui com frequência, é diferente de importar deputados que não conhecem as tradições da cidade, não sabem como ela se construiu nem qual é a sua essência.”

A maternidade de Santo Amaro passa por um momento difícil. Antonio Brito afirmou que tem dialogado com o superintendente da Fundação José Silveira para viabilizar uma parceria mais efetiva. “A Fundação, a pedido do Governo do Estado, está assumindo a Santa Casa de Cachoeira, que estava fechada, com salários atrasados em até 11 meses. Um termo de cooperação foi assinado e, no dia 20 de abril, quando a instituição completará 200 anos, a fundação estará administrando a unidade. Não tenho dúvidas de que o mesmo será feito em Santo Amaro e com sua maternidade.”