Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Feira de Santana realizou a Operação Duas Rodas, voltada à fiscalização das condições das motocicletas que circulam pela BR-116 Sul. A ação integra um conjunto de medidas adotadas para reforçar a segurança viária e coibir práticas ilícitas na região.
Só no primeiro dia da operação, 180 motocicletas foram fiscalizadas. Desse total, 20 foram recolhidas por diversos motivos, incluindo condições inadequadas de circulação e licenciamento vencido. Entre elas, 8 estavam baixadas, ou seja, haviam sido arrematadas em leilão e, por determinação legal, não poderiam estar em circulação.
A Operação Duas Rodas também foi deflagrada para enfrentar os frequentes saques de carga registrados na BR-116 Sul, especialmente nas proximidades de Rafael Jambeiro e Santo Estêvão. Em muitas dessas ocorrências, foi constatado que os saqueadores utilizam motocicletas irregulares para chegar rapidamente ao local dos incidentes.
Os saques geralmente ocorrem quando veículos de carga ficam imobilizados na via — seja por sinistros ou por outras situações. Nesses momentos, indivíduos, muitas vezes conduzindo motocicletas sem condições legais de circulação, abrem o compartimento de carga e levam os produtos transportados.