Começou nesta quinta-feira (3), no Colégio Estadual Professor Paulo Batista Machado, no município de Senhor do Bonfim, o ciclo de Encontros Territoriais de Educação Especial. O primeiro encontro reuniu educadores e demais profissionais que atuam com a educação inclusiva, no Núcleo Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru (NTE 25).
A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), percorrerá todos os 27 NTEs, prossegue até agosto com o objetivo de promover o diálogo sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva, de acordo com a legislação vigente, abordando o panorama nacional no âmbito das políticas de inclusão e propondo reflexões para a tomada de ações na garantia do acesso e da permanência dos estudantes dessa modalidade.
Ao interiorizar a política de inclusão, a SEC busca assegurar que todas as instituições, NTEs, unidades escolares estaduais e Centros de Apoio Pedagógico Especializado presentes nos 27 Territórios de Identidade tenham as mesmas condições de oferecer um atendimento educacional especializado de qualidade, com flexibilidade, acomodações e adaptações necessárias para garantir a equidade no processo de aprendizagem.
Segundo o coordenador de Educação Especial da SEC, Alexandre Fontoura, o encontro marca o começo de um diálogo essencial para mitigar as barreiras que ainda permeiam o processo de inclusão educacional, garantindo que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade, equitativa e verdadeiramente inclusiva. “A SEC tem o compromisso de ampliar essas discussões para todos os territórios, fortalecendo práticas que assegurem não apenas o direito à educação, mas também um percurso formativo que respeite e valorize a singularidade de cada estudante”.
Para a técnica de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Karla Xisto, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Senhor do Bonfim, o encontro serviu para refletir sobre a sua atividade prática. “A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade do atendimento prestado aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede de forma clara e dentro da nossa realidade".
Já a coordenadora pedagógica Rosângela Campos, do Colégio Estadual do Campo Professora Hilda Monteiro de Menezes, de Campo Formoso, falou da importância da atividade. “Este encontro é relevante para o fazer pedagógico que atenda a diversidade dos nossos estudantes, reunindo técnicos de AEE, cuidadores e coordenadores pedagógicos para melhor fortalecer esse movimento dentro dos espaços/tempos da educação é fundamental”.
O próximo encontro será realizado com o Núcleo Territorial de Educação do Recôncavo (NTE 21), no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Colégio Francisco da Conceição Menezes, localizado no município Santo Antônio de Jesus.