Parlamentares baianos se reuniram com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira (18), em Brasília, para discutir a crise na região do sisal.
“Juntamente com uma grande bancada de deputados estaduais preocupados com o desenvolvimento agropecuário do nosso estado, realizamos uma audiência com o ministro Carlos Fávaro, para tratar, entre outros assuntos, a reavaliação do preço mínimo do sisal e sua compra pela CONAB para garantir o impulsionamento dessa cadeia, em especial para a região sisaleira aqui da Bahia, onde está localizado o maior polo produtor e industrial do sisal do mundo”, informou o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Tum.
“A solicitação foi bem acolhida pelo Ministério e teremos, na próxima semana, outra reunião para estabelecer esse novo preço mínimo juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, acrescentou o titular da Seagri.
Segundo o deputado estadual Luciano Araujo (SD), que também integrou a comitiva, o principal objetivo da reunião foi solicitar o impulsionamento da cadeia do sisal. “Para isso, através de ofício, propomos a formação profissional rural, assistência técnica e gerencial às propriedades, inclusão do preço mínimo do sisal e sua compra pela Conab, bem como a promoção da educação socioambiental. Essas medidas visam não apenas fortalecer a economia local, mas também contribuir para a fixação das comunidades rurais e a melhoria da qualidade de vida na Região Sisaleira”, disse o parlamentar.
O ministro Carlos Fávaro, por sua vez, afirmou que “já há a compreensão da Conab para o apoio à comercialização”, apontou que o problema é o armazenamento e informou que o governo federal vai “procurar empresas que possuam armazéns e credenciá-las”.
O encontro contou com a participação do senador Otto Alencar (PSD) e integrantes das comissões de Agricultura e de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).