Brasil Justiça Eleitoral
Presidente do TSE proíbe ações da PF e da PRF no transporte público
Decisão visa evitar uso político das corporações durante o segundo turno e foi solicitada pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP)
30/10/2022 11h48
Por: Boca de Forno Fonte: CNN Brasil
Divulgação/STF

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal estão proibidas de realizar qualquer operação envolvendo o transporte público de eleitores, gratuito ou não. A decisão foi despachada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que indicou a responsabilização criminal dos diretores-gerais de ambas corporações em caso de descumprimento.

Tomada em resposta a provocação do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), a decisão visa evitar uso político das corporações para gerar fatos que beneficiem a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) e prejudiquem a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para o presidente do TSE, O processo eleitoral como “pilar da democracia” deve ser resguardado. Alexandre de Moraes entendeu que as informações das polícias com dados sobre apreensões feitas nestas operações “não foram suficientes para refutar as notícias amplamente divulgadas, não havendo até o momento indicação sobre as razões que justificam as operações específicas implementadas no segundo turno das eleições, exceto a coibir a compra de voto.”