Líder do PSB na Câmara dos Deputados, Bira do Pindaré (MA) encaminhou um requerimento de informações ao Ministério das Comunicações, nesta quarta-feira (26), no qual questiona o envolvimento do titular da pasta, Fábio Faria, na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição, após o episódio da contestação das propagandas das rádios.
“A atuação de qualquer autoridade que coloque a máquina pública a serviço de interesses particulares é frontalmente contrária aos princípios da Administração Pública, enumerados no artigo 37 da Constituição da República e, especialmente, à vedação de promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos a partir das manifestações públicas de autoridades”, diz trecho do documento encaminhado pelo deputado e divulgado pela coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
Segundo a publicação, o parlamentar cobra esclarecimentos a respeito da participação de Fábio Faria durante a entrevista coletiva concedida pelo ministro na última segunda-feira (24) ao lado de Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, que hoje atua na campanha de Bolsonaro.
Para Bira do Pindaré “as declarações denotam acentuada confusão entre público e privado, com o ministro se referindo a si mesmo como um dos membros da campanha do presidente”. Após encaminhado o requerimento, o ministério tem um prazo de 30 dias para apresentar respostas. Depois disso a Câmara vai apurar eventual crime de responsabilidade.