O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém a liderança na corrida pelo Palácio do Planalto com 45% dos votos, 11 pontos porcentuais a mais que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 34% e está na segunda posição, de acordo com a nova rodada pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 9.
O petista mantém o mesmo número da pesquisa anterior, do dia 1º deste mês, enquanto atual chefe do Executivo oscilou dois pontos para cima, ainda dentro da margem de erro. Esse foi o primeiro levantamento depois dos atos bolsonaristas no 7 de Setembro.
Os candidatos são seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 7%, que oscilou dois pontos para baixo e está empatado tecnicamente com Simone Tebet, que manteve os mesmos 5%. Brancos e nulos somam 4% e 3% não sabem ou não responderam.
Entre o eleitorado feminino, Bolsonaro oscilou um ponto porcentual para cima e agora tem 29% enquanto Lula oscilou dois para baixo e aparece com 46%. O discurso do presidente no 7 de Setembro foi marcado por falas consideradas machistas, em que comparou a primeira-dama Michelle Bolsonaro com a esposa do petista, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, e puxou um coro dizendo ser “imbrochável”.
Bolsonaro voltou a oscilar positivamente entre os evangélicos e apareceu três pontos porcentuais para cima nesta pesquisa. Ele alcançou os 51% de intenção de votos do público ante 28% de Lula, que surgiu quatro pontos abaixo.
A diferença entre Lula e Bolsonaro na Região Sudeste estabilizou em relação à pesquisa anterior, que exibia um cenário favorável ao presidente. Lula manteve os mesmos 41% ante os 36% do presidente, que oscilou um ponto porcentual para cima.
Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%. Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Lula tem 53% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 39%. Na última pesquisa, em agosto, Lula tinha os mesmos 53% e Bolsonaro 38%.
A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo e pela Globo, foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro e entrevistou 2.676 eleitores presencialmente em 191 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07422/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



